Prefeitura leva ações de promoção à saúde para empresas de Arapiraca

Programa tem serviços destinados à classe trabalhadora

Por Chrislayne 25/05/2023 - 18:40 hs
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (24) mais uma ação de promoção à saúde nas empresas do município. Desta vez, os funcionários da Arapiraca Diesel foram beneficiados.

Dentre os serviços oferecidos, através do programa “Empresa Promotora de Saúde”, estiveram: palestras sobre prevenção de acidentes de trânsito, orientação de prevenção às ISTs, orientação para saúde bucal, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e teste de covid, além de vacinação, orientação para controle do tabagismo, testes de HIV, sífilis e hepatites viral, entre outros.

Além da coordenadora do programa, Ijoancira Moura, e toda a equipe de Promoção à Saúde da secretaria municipal, estiveram presentes profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), enfermeiros e técnicos do Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (CEPROAL) e membros do SEST/SENAT.

Também participaram da ação acadêmicos do curso de enfermagem da Uninassau, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e profissionais da UBS Arnon de Melo.

O programa surgiu em 2006, quando foi identificada a necessidade de levar os serviços de saúde para mais perto da classe trabalhadora. O objetivo é evitar com que esses profissionais deixem de cuidar da saúde para não se ausentar do trabalho.

Em um primeiro contato, a secretaria realiza uma visita às empresas para apresentar o projeto e realizar o cadastro. Depois, começa a realizar ações dentro desses ambientes, a fim de prevenir doenças e agravos.

Graças a uma parceria entre o Departamento de Promoção à Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), caso seja identificada alguma patologia, o funcionário é encaminhado, com o apoio da empresa, para unidade de referência.

Por:  Assessoria