Milhares de pessoas participam da peregrinação de Nossa Senhora do Bom Conselho pelas ruas de Arapiraca.

Os fiéis de Arapiraca e região demonstraram toda sua devoção por todo o percurso por onde a carreata passava.

Por Ranjelio 02/02/2022 - 21:25 hs
Foto: Assessoria

A fé  é uma das principais características do povo agrestino. Nesta quarta-feira (2), Dia de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, milhares de pessoas participaram da peregrinação da imagem da santa pelas ruas da cidade, que devido à pandemia de Covid-19, este ano aconteceu no formato de carreata novamente.

Os fiéis de Arapiraca e região demonstraram toda sua devoção por todo o percurso por onde a carreata passava. 

O pároco da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, e um dos organizadores do evento, o formato de carreata não atrapalhou a fé do povo, que mais uma vez participou, seja nos carros, seguindo o cortejo, ou na porta de suas casas.

"Mesmo com a pandemia, o povo arapiraquense demonstra sua fé com alegria e devoção à Nossa Senhora. Através dela, encurtamos o nosso caminho rumo a Deus e aos céus", disse o religioso, que estendeu às orações a todos os doentes e aqueles que ainda sofrem por causa do aumento de casos de Covid-19.

O evento também contou com a presença de líderes políticos de Arapiraca, como o Prefeito Luciano Barbosa, parte de seu secretariado, deputados e vereadores.

FÉ E HISTÓRIA

A denominação de Nossa Senhora do Bom Conselho existe apenas em Arapiraca-AL e em Bom Conselho-PE. De acordo com historiadores, em 2 de fevereiro de 1844, o fundador da Capital do Agreste alagoano, Manoel André, chegou à comunidade, trazendo a imagem de Nossa Senhora da Guia, atendendo a uma promessa que ele havia feito à esposa antes dela morrer.

Ele trouxe a imagem da santa a cavalo da cidade pernambucana até Arapiraca e ao chegar nas terras alagoanas, foi recebido pela população com gritos de "Viva Nossa Senhora do Bom Conselho", título não-oficial que acabou se popularizando.

Nossa Senhora do Bom Conselho é considerada padroeira de ambas as cidades.

CAVALGADA

Refazendo o trajeto de Manoel André, cerca de 150 cavaleiros e amazonas deixaram a cidade de Bom Conselho no último dia 31 de janeiro com destino a Arapiraca, chegando na tarde desta quarta-feira (2). 

A Cavalgada da Padroeira é promovida pela Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa), e está em sua 19ª edição. Em 2021, o cortejo não pôde ser realizado devido à pandemia de coronavírus. 

São esses centenas de cavaleiros e amazonas que trazem a imagem de Nossa Senhora da Guia até Arapiraca e realiza a entrega a Concatedral para ser dado início a peregrinação pelas ruas da cidade.