Prefeito cita três eixos para o crescimento da educação; circuito de desenvolvimento da gestão pedagógica tem início.

Por Ranjelio 28/03/2024 - 08:49 hs
Foto: Assessoria

Arapiraca tem avançado quando o assunto é Educação e seguindo os três eixos propostos pelo prefeito Luciano Barbosa (pedagógico, infraestrutura e gestão), tem sido ofertado aos alunos e alunas da Rede Municipal qualidade na proposta de ensino levada às salas de aula.

Durante a manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, no cineteatro do Planetário e Casa da Ciência, o Circuito de Desenvolvimento da Gestão Pedagógica para os gestores, professores e técnicos das instituições de ensino de Arapiraca.

O evento teve como objetivo fortalecer o trabalho de gestão na Secretaria e nas unidades educacionais na perspectiva de uma gestão ampla, que vai desde a secretaria escolar até a sala de aula, compreendendo a gestão pedagógica, administrativa, financeira e relacional.

O circuito será desenvolvido durante o 1° semestre, garantindo que os funcionários e funcionárias desenvolvam uma visão macro sobre o processo de gerenciamento de conflitos, sejam eles de aprendizagem ou quaisquer outras naturezas.

Referência em Educação em todo o país, o município de Sobral, no Estado do Ceará, esteve representado pelo seu secretário, Hebert Lima, que ministrou a palestra “Transformando Desafios em Oportunidades: Liderança Inovadora na Gestão Escolar” e com a professora Fátima Holanda, que abordou a temática: “Fomentando uma Cultura de Colaboração e Cuidado Socioemocional na Gestão Escolar: Estratégias para Fortalecer a Rede de Apoio”.

“Se você não tiver uma boa gestão, se você não tiver o pessoal, uma turma capacitada pra gerir a escola, pra administrar a escola como ela deve ser administrada a gente não consegue fazer absolutamente nada. Então na prática do dia a dia quem responde pela educação são vocês. Lugar de criança é na escola. Acabou de amamentar deve estar numa creche, e ela não é uma ação de serviço social. A creche tem uma concepção pedagógica por trás. A criança vai entrar na creche, da creche ela vai pro primeiro ciclo, em seguida para o segundo e assim sucessivamente. A criança tem que estar apaixonada pelo espaço escolar e estando com esse sentimento, dificilmente ela vai se evadir e com isso ela ingressa no ensino médio e nós poderemos ter um outro país, estado ou cidade”, apontou o prefeito Luciano Barbosa.