Campanha integrada: Arapiraca promove saúde mental e cuidados com hanseníase no mês de janeiro.

Ações de conscientização acontecem durante todo o mês em alusão ao Janeiro Branco e Roxo.

Por Ranjelio 14/01/2024 - 08:18 hs
Foto: Assessoria

Neste mês de janeiro, Arapiraca é multicolorida. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realiza, ao longo do mês, ações integradas em alusão às campanhas do Janeiro Branco e Roxo, que promovem respectivamente saúde mental e cuidados com a hanseníase.

Em 2024, o tema para o Janeiro Branco é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”. O objetivo é alertar para os cuidados com a mente a partir da prevenção de doenças como ansiedade, depressão, crise do pânico e síndrome de Burnout, que podem ser acarretadas por estresse, genética, abuso de substâncias e traumas.

Existem cuidados físicos que se deve ter para manter uma mente saudável, como por exemplo praticar exercícios físicos, se alimentar bem, investir na qualidade do sono. Além disso, é importante compartilhar emoções, valorizar os momentos de lazer e de autocuidado e reconhecer o momento de buscar ajuda profissional.

Por meio do Janeiro Roxo, com o tema “Conhecer, tratar e acolher”, este mês também marca a realização de ações de conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa crônica e curável que causa lesões de pele e danos aos nervos. O Brasil é um dos países com mais diagnósticos de novos casos no mundo.

Confira a programação completa:

16/01, 9h às 11h
Cuidados com a Saúde Mental e a Hanseníase no Instituto Teodora Albuquerque (ITA)

18/01, 9h às 11h
Ação no Caps AD com capacitação para os profissionais e palestras para os usuários do serviço

25/01, 9h às 11h
Ação no CAPS Nise da Silveira com capacitação para os profissionais e palestras para os usuários do serviço

25/01, 14h
Ação no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), com a realização do Grupo de autocuidado à Hanseníase

29/01, 9h às 11h
Saúde na Praça, enfatizando a importância dos cuidados com a saúde mental e a prevenção e diagnóstico precoce da Hanseníase