Proteção ao idoso: Prefeitura orienta grupo da terceira idade sobre golpes cibernéticos.

Ação faz parte do programa de segurança: "Calma, pode ser golpe!", iniciativa pioneira na gestão Luciano Barbosa.

Por Ranjelio 01/04/2023 - 08:29 hs
Foto: Assessoria

O projeto inovador “Calma, pode ser golpe!”, da Prefeitura de Arapiraca, vem capacitando idosos de todas as idades sobre a prevenção contra tentativas de golpes dos mais variados tipos. A iniciativa das Secretarias de Ordem Pública e Desenvolvimento Social tem o objetivo de auxiliar o público com orientações sobre golpes presenciais e on-line.

Durante todo o mês, a gestão municipal levou a palestra a diversas áreas de Arapiraca, como os bairros Primavera, Baixão, Canafístula, Planalto, Jardim das Paineiras, entre outros. Nesta quinta-feira (30), um grupo de idosos do IV Centro de Saúde, no bairro Itapoã, participou da tarde de orientações. O encontro foi ministrado pelo especialista em segurança e servidor da Prefeitura, Staeel Santos.

Staeel destacou a necessidade da capacitação para o grupo, que mesmo tão experiente e após ter vivenciado diversas situações ao longo da vida, estão vulneráveis aos mais variados tipos de golpes, especialmente no período da tecnologia.

O especialista ressaltou que, para ministrar as dicas, buscou entender o perfil do criminoso que pretende vitimar idosos com golpes de supostos sequestros, relacionamentos, falsa ajuda no caixa eletrônico de bancos, falsas promoções e sorteios, entre outros. O momento também disponibilizou aferição de pressão e o exame de glicemia capilar aos participantes.

O bate-papo didático aconteceu com diversas trocas de experiências entre os participantes, que compartilharam suas histórias e tiraram dúvidas. Um deles foi o Seu Heleno, de 65 anos, natural da Zona Rural da cidade. “Eu nunca tinha visto uma palestra assim. Com a tecnologia avançada, poucas pessoas entendem essa coisa de Internet e rede social. Eu vim lá do sítio e sei poucas coisas, só sei ligar e desligar o celular, mas sei que é preciso saber”, disse.

O idoso ressaltou que tem vontade de aprender mais, mas que infelizmente “o pessoal não tem paciência”, por isso o projeto é tão importante. A primeira etapa do “Calma, pode ser golpe!” vai levar os conhecimentos téoricos e o bate-papo inicial e coletivo, mas segundo Staeel Santos, a equipe do projeto pretende expandi-lo com atividades práticas para os idosos.