Cavalgada e procissão com milhares de fiéis encerram Festa da Padroeira de Arapiraca.

Tradicional percurso de devotos pelas principais ruas do centro voltou a acontecer em 2023.

Por Ranjelio 03/02/2023 - 18:24 hs
Foto: Assessoria

A Festa da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, se encerrou nesta quinta-feira (02), com a chegada da imagem da Santa, trazida pelos cavaleiros e amazonas que fazem o tradicional percurso da cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, até Arapiraca. O trajeto é o mesmo que realizou o fundador da cidade, Manoel André, no ano de 1864.

A programação teve início no dia 22 de janeiro, e desde então vários dias de celebrações eucarísticas, quermesses e apresentações musicais marcaram a Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Largo Dom Fernando Gomes, Centro da cidade. A Festa da Padroeira contou com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, Supermercado São Luiz, Coringa, Unicompra e Previda.

Fé que atravessa cidades

Uma das centenas de devotas que veio prestigiar a chegada da imagem da Santa foi a enfermeira Nilsa Lira. “Minha família sempre foi muito católica, sempre amou e serviu ao senhor. Eu praticamente nasci dentro de uma igreja. Eu peguei toda a minha fé católica nessa caminhada da nossa padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, desde pequenininha, desde o ventre da minha mãe”.

Nascida e crescida em Arapiraca, ela passou muitos anos longe da cidade, e por isso participar da procissão foi tão especial. “Fui para as grandes cidades, retornei e estou aqui para viver esse momento de fé, esperança e amor. Principalmente pelo nome dela, o significado do nome, o Bom Conselho. O grande conselho da mãe é que a gente siga Jesus, os passos dela e seja missionária. Eis-me aqui”, diz ela

Gestão municipal contribui

O superintendente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Josenildo Souza, representou o prefeito Luciano Barbosa no evento. Ele ressaltou o trabalho conjunto das pastas de Ordem Pública, Serviços Públicos, SMTT, que articularam as ações e intervenções urbanas para que a festa pudesse acontecer.

“Fizemos todo o trabalho estratégico na ordem da segurança pública, trânsito e controle urbano para que tudo possa acontecer dentro da normalidade. São 140 homens envolvidos, com 30 agentes de trânsito, 110 agentes públicos de Arapiraca. Sentir essa emoção renova a nossa fé. É só pedir a Nossa Senhora para que ela continue abençoando Arapiraca, os seus gestores e o povo arapiraquense “, destacou.