Servidores públicos da biblioteca municipal são capacitados na 1ª oficina de leitura inclusiva de Arapiraca.

Iniciativa pioneira no município aconteceu após uma parceria firmada pelo espaço e tem o objetivo de fomentar a inclusão nos ambientes literários.

Por Ranjelio 20/11/2022 - 08:39 hs
Foto: Assessoria

Servidores públicos da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, participaram, nesta sexta-feira (18), da 1ª Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva feita em Arapiraca. A capacitação foi realizada após a Biblioteca Municipal Pedro França Reis firmar uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Além da Prefeitura de Arapiraca e do Governo de Alagoas, a Oficina de Leitura Acessível contou com o apoio do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, da Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis, do CAEE e da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca.

No total, seis servidores municipais participaram da oficina pioneira. Um deles foi o diretor da Casa da Cultura de Arapiraca, onde a Biblioteca está localizada. Para John Elvis, a Biblioteca busca sempre atender às demandas do público cego dos que possuem baixa visão, por isso a importância da parceria e capacitação.

“Pensando nisso, o setor braille da biblioteca, sob a coordenação do Lucas e Leonardo, vem dando uma oxigenada nas atividades, buscando parcerias e desenvolvendo ações, a exemplo da oficina de leitura inclusiva. Ficamos felizes de além de falar sobre a acessibilidade, buscamos, sobretudo, vivê-la”, afirmou o diretor.

Ainda participaram da capacitação membros da Pestalozzi, Escola 31 de Março e também pessoas das cidades de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Limoeiro de Anadia, Feira Grande, Pão de açúcar, Ouro Branco e Campo Grande.