Servidores públicos da biblioteca municipal são capacitados na 1ª oficina de leitura inclusiva de Arapiraca.

Servidores públicos da biblioteca municipal são capacitados na 1ª oficina de leitura inclusiva de Arapiraca.

Iniciativa pioneira no município aconteceu após uma parceria firmada pelo espaço e tem o objetivo de fomentar a inclusão nos ambientes literários.

Por Ranjelio 20/11/2022 - 08:39 hs
Foto: Assessoria

Servidores públicos da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, participaram, nesta sexta-feira (18), da 1ª Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva feita em Arapiraca. A capacitação foi realizada após a Biblioteca Municipal Pedro França Reis firmar uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Além da Prefeitura de Arapiraca e do Governo de Alagoas, a Oficina de Leitura Acessível contou com o apoio do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, da Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis, do CAEE e da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca.

No total, seis servidores municipais participaram da oficina pioneira. Um deles foi o diretor da Casa da Cultura de Arapiraca, onde a Biblioteca está localizada. Para John Elvis, a Biblioteca busca sempre atender às demandas do público cego dos que possuem baixa visão, por isso a importância da parceria e capacitação.

“Pensando nisso, o setor braille da biblioteca, sob a coordenação do Lucas e Leonardo, vem dando uma oxigenada nas atividades, buscando parcerias e desenvolvendo ações, a exemplo da oficina de leitura inclusiva. Ficamos felizes de além de falar sobre a acessibilidade, buscamos, sobretudo, vivê-la”, afirmou o diretor.

Ainda participaram da capacitação membros da Pestalozzi, Escola 31 de Março e também pessoas das cidades de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Limoeiro de Anadia, Feira Grande, Pão de açúcar, Ouro Branco e Campo Grande.