Saúde da mulher: Prefeito Luciano Barbosa entrega aparelho de ultrassonografia na UBS do Itapoã.

O equipamento foi adquirido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Por Ranjelio 19/11/2022 - 14:23 hs
Foto: Assessoria

A partir de agora, as mulheres atendidas no 4º Centro de Saúde Francisco Pereira Lima, no bairro Itapoã, poderão realizar com mais qualidade os exames ginecológicos por meio de um aparelho de ultrassonografia por imagem.

O equipamento foi adquirido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade tem cinco equipes de saúde que atendem cerca de 20 mil pessoas no Itapoã e bairros adjacentes.

Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito Luciano Barbosa participou da solenidade de entrega do aparelho de ultrassonografia (USG). O equipamento utiliza o método de imagem pouco invasivo, sem emissão de radiação, frequentemente utilizado para diagnósticos, avaliações e, também, para auxiliar os médicos, enfermeiros, enfermeiras e outros profissionais de saúde na decisão de conduta para guiar os procedimentos e cuidados com a saúde das mulheres arapiraquenses.

A entrega do equipamento também contou com a presença da superintendente municipal de Atenção à Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa, enfermeira Maria Luiza Bezerra, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Renné Costa, a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Layza Oliveira; o coordenador de Departamento de Vigilância Sanitária Municipal e conselheiro do Coren, enfermeiro Diego Albuquerque.

Na oportunidade, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, parabenizou mais uma vez a gestão do prefeito Luciano Barbosa pela busca na qualidade da assistência às mulheres, destacando os projetos inovadores e a valorização dos profissionais de saúde e de todo o Sistema SUS em Arapiraca.

Saúde reprodutiva e pioneirismo

Ano passado, o município de Arapiraca foi o primeiro em toda a Região Nordeste a inserir a aplicação do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) pelo SUS, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).

Além disso, os enfermeiros e enfermeiras que atuam nas unidades básicas de saúde estão recebendo capacitação profissional para ampliar as ações em saúde reprodutiva e planejamento familiar  humanizado, na consulta ginecológica e uso do método contraceptivo por meio do DIU.

O prefeito Luciano Barbosa fez questão de agradecer a todos os profissionais de enfermagem pelo trabalho e cuidados com a prevenção e saúde da mulher arapiraquense.

O gestor também lembrou da época da luta e empenho para a construção e inauguração do 4º Centro de Saúde Francisco Pereira Lima, no bairro Itapoã.

“Vocês têm um papel importante na qualificação do atendimento ginecológico e nos cuidados com a saúde da população, sobretudo das pessoas que mais necessitam de uma assistência e saúde pública com qualidade”, salientou o prefeito Luciano Barbosa, destacando o trabalho pioneiro da enfermeira Maria Luiza Bezerra com o apoio de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“Historicamente, Arapiraca tem m papel importante na implantação e fortalecimento do SUS em todo o Brasil. Um equipamento ainda é pouco e precisamos avançar mais. O município tem quase 100% de cobertura das equipes de saúde. Estamos melhorando os nossos indicadores, mas ainda há muito a ser feito para que possamos melhorar cada vez mais a assistência a nossa população”, completou o prefeito.