Arapiraca amplia mutirão de recadastramento do Cadúnico até sábado no Ginásio João Paulo II.

Beneficiários com pendências urgentes que não conseguirem atendimento durante o mutirão, poderão realizar agendamento prioritário.

Por Ranjelio 09/08/2022 - 23:35 hs
Foto: Assessoria

A alta demanda para atualização cadastral e novos cadastros durante o mutirão do CadÚnico de Arapiraca, fez com que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ampliasse a iniciativa para mais um dia. Desde esta segunda-feira (8) até a sexta (12) estão sendo entregues 250 fichas por dia. No sábado (13), outras 150 fichas também serão disponibilizadas.

A secretária Fabrícia Galindo, responsável pela pasta, informou que o principal motivo para a alta demanda é o aumento do valor do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família.

“Com o aumento, a busca por novos cadastros no CadÚnico cresceu bastante e isso tem causado alguns transtornos principalmente para quem já recebe o benefício e precisa fazer a atualização cadastral. Como em Arapiraca ninguém pode ficar para trás, resolvemos ampliar o mutirão por mais um dia, para diminuir essa demanda reprimida”, explicou a secretária.

A Prefeitura tem realizado uma verdadeira força tarefa com o objetivo de atender a todos. Segundo a coordenadora do CadÚnico, Fabiana Santos, mesmo aquele público que excede as 250 fichas diárias entregues nos dias de mutirão, uma triagem é realizada para analisar caso a caso.

“As pessoas que não conseguem as fichas estão sendo atendidas por uma equipe de triagem que analisa cada caso e já deixa agendado um dia para realização do recadastro na sede do CadÚnico”, explicou Fabiana, reforçado que muitas das pessoas que ficam na fila não precisam realizar o recadastramento.

Ainda segundo a coordenadora, só é necessário se recadastrar as pessoas que realizaram a atualização antes de 2019.

“Tem muita gente chegando aqui achando que é entrega de cestas básicas ou cadastros para programas de moradia social”, finalizou a coordenadora.

É importante destacar que o Cadastro Único de Arapiraca já realiza um trabalho intenso todos os meses. Somando os atendimentos na sede do órgão, localizada na Avenida Rio Branco, e as ações descentralizadas, que ocorrem todas as sextas-feiras nos bairros e comunidades de Arapiraca, são aproximadamente 6 mil pessoas atendidas por mês.