Arapiraca inicia campanha de combate a poliomielite e de multivacinação nas unidades básicas.

A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Por Ranjelio 07/08/2022 - 12:55 hs
Foto: Assessoria

A partir desta segunda-feira (8), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A ação tem o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem em Arapiraca, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.

Público-Alvo

Para Poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina.

Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.

Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Documentos Necessários

Para receber as doses, pais e responsáveis precisam levar a Caderneta Nacional de Vacinação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF da criança/adolescente.