Agosto dourado propõe o fortalecimento da amamentação através da educação.

O projeto tem como objetivo aproximar e integrar os serviços de saúde com o Banco de Leite Humano do nosso município.

Por Ranjelio 05/08/2022 - 14:09 hs
Foto: Assessoria

Uma das campanhas realizadas nacionalmente em agosto é a de incentivo ao aleitamento materno. O mês recebe a tag dourada em alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Em Arapiraca, o tema que será trabalhado é o fortalecimento da amamentação através da educação e do apoio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, Irly Valeriano, o leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções.

“A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho. Independente do cenário, o leite materno proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família”, disse ela.

As informações foram corroboradas pela gerente do Banco de Leite Humano Ivete França Lima, Epoliana Garrote, que reforçou que o apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas em todos os níveis.

“As mulheres precisam de apoio nos serviços de saúde, no local de trabalho e na comunidade para amamentar de forma otimizada, progredindo de um nível para o outro. Isso é chamado Apoio numa Cadeia de calor para Amamentação”, explicou.

Programação

A programação do mês será voltada com ações em todas as Unidades Básicas de Saúde, em todas as maternidades e Unidades Especializadas, como Espaço Nascer e Banco de Leite Humano, com ações de Educação em Saúde no dia do pré-natal sobre amamentação; além do retorno do Grupo de Gestantes; Educação Continuada com os Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais da Unidade de Saúde, implementação do Pré-Natal do Parceiro, dentre todas a atividades que impliquem na educação e apoio ao fortalecimento da amamentação. 

A Secretaria Municipal de Saúde, através das coordenações de Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Rede Cegonha e Vigilância Alimentar e Nutricional, em parceria com o Banco de Leite Humano este mês irá lançar o “Projeto BLH mais perto de você”.

O projeto tem como objetivo aproximar e integrar os serviços de saúde com o Banco de Leite Humano do nosso município. Envolvendo a Atenção Primária à Saúde (APS), Maternidades e Empresas promotoras de saúde.

Iremos iniciar com a APS realizando visitas ao BLH, conforme cronograma a ser articulado pela gerência do BLH com os gerentes das Unidades Básicas de Saúde – UBS, com objetivo de fortalecer o vínculo e otimizar o manejo referente a amamentação, aleitamento materno e multiplicar aos demais profissionais da UBS e comunidade.

Neste projeto é imprescindível, que cada UBS crie um Ponto de Coleta de arrecadação de vidro para doação ao BLH, pois esses frascos são materiais essenciais para todo o processo de coleta do leite materno, desde a ordenha feita pela mãe doadora, processo de controle de qualidade, pasteurização, armazenamento até a distribuição final para utilização por bebês prematuros que se encontram hospitalizados.