Homenageados se emocionam em nova edição do Projeto Raízes de Arapiraca.

Projeto que já está na 11ª edição foi idealizado pelo deputado Ricardo Nezinho.

Por Ranjelio 23/05/2022 - 12:32 hs
Foto: Assessoria

O calor dos abraços aqueceu os corações na tarde deste domingo (22), em Arapiraca. Cinema lotado para ver a história de Arapiraca passar na 11ª edição do projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho.

Mais 15 pessoas foram homenageadas contando a própria história de vida e deixando lições de como colaboraram para o engrandecimento e desenvolvimento de Arapiraca.
História como a de "seu" Ivane Martins, de 100 anos. "O Poeirinha de Ouro" foi destacado joalheiro na segunda maior cidade de Alagoas. Pai de 10 filhos, construiu uma vida rica de carinho pela Terra de Manoel André.

"Estou muito feliz de contar minha história em Arapiraca. Chegar aos 100 anos e ver isso tudo não tem preço. Agradeço ao deputado Ricardo Nezinho por esta homenagem", disse Martins.

Por falar em Manoel André, fundador de Arapiraca, ele esteve bem representado através de José Joel de Sena. "O idílico Romântico" de 76 anos também contou a história de vida. "Achei muito bonito. A ideia do deputado Ricardo Nezinho foi maravilhosa e fica na memória do povo. Fico satisfeito por ter participado desta edição", explicou.

A esposa dele não segurou as lágrimas. "Eu chorei. Parabéns para toda a equipe, minha eterna gratidão ao deputado Ricardo Nezinho", disse dona Marizete Correia.

Para a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, irmã do deputado Ricardo Nezinho, o Raízes de Arapiraca celebra os feitos, as conquistas de mulheres e homens que fizeram e fazem a diferença em Arapiraca.

"É a história de Arapiraca diante dos nossos olhos. Esta ação do Ricardo é muito nobre. É um trabalho que vem fazendo a diferença muito grande na vida das pessoas. E ele assume estas posições que marcam muito a historia de vida pública dele. Tantas coisas que fez e faz pelo bem do desenvolvimento de Arapiraca, de Alagoas. Requereu a implantação de núcleos de assistência da saúde para idosos em hospitais públicos. E ainda está na luta pela construção do Hospital do Idoso, para que as pessoas com mais de sessenta anos possam ter atendimento direcionado. Ricardo tem esta postura de defender, de lutar, de valorizar as pessoas. O Raízes de Arapiraca é tudo isso", afirmou Rute.

Para Suely Mara, "Ricardo foi abençoado quando teve essa ideia. Cada documentário é um aprendizado. A gente cresce como pessoa, aprende mais sobre a história da cidade. É um projeto histórico e educativo, porque vai servir para escolas, pesquisas, universidades. Um trabalho de muita qualidade e feito com carinho", declarou Suely, que é esposa de Ricardo e também faz parte da equipe de produção do projeto.

"É com muita felicidade que ultrapassamos os 200 documentários com histórias de pessoas que contribuíram e contribuem com Arapiraca. Histórias magníficas de superação com ensinamentos que a gente deve se espelhar. São pessoas que fazem com que possam neste colchão de retalhos históricos mostrar como uma cidade tão nova se tornou a segunda maior cidade de Alagoas. Tem empreendedorismo, trabalhadoras e trabalhadores, acolhedores, que receberam pessoas que vieram de outras regiões e cidades e que ajudaram a fincar as raízes e cultivar o desenvolvimento.

O Raízes de Arapiraca eterniza as memórias para que familiares e amigos em outras pessoas regiões e países possam assistir e comemorar as conquistas.

Acompanhe a lista de homenageados na 11ª Edição do Raízes de Arapiraca:

Odete Lúcio de Souza - O Lírio do Serrote;
Nazaré Cazuza de Melo - A Sabedoria na Sutileza
Genilda Corado de Lima - A Enrubrecida Existência
Antônio Francisco de Lima Filho - Antônio Orelha Seca - O Destacado Fumicultor
Antônio Feliciano Sobrinho - O Figurinha do Reisado
Elde Ferreira de Oliveira - A Educadora e o Liceu Alagoano
Linduarte Marques Teixeira - O Comodoro e o Sítio Quati
Sebastião Nunes da Silva - O Mercador
Anizio Ferreira dos Santos - O Menino e a Carvoaria
Gilberto Vital da Silva - O Guardião da Lagoa da Jurema
José Joel de Sena - O Idílico Romântico
Dijaci Barboza Cavalcante - Dija Pé de Balcão - O Notável da Jovem Guarda
Ivane Martins de Lima - O Poeirinha de Ouro
Fernando Barbosa da Silva - O Master do Caldinho da Canafístula
Eraldo Bispo de Oliveira - O Mestre da Filosofia

Acompanhe os documentários lançados pelo projeto Raízes de Arapiraca: raizesdearapiraca.com.br

Faça sua inscrição no nosso canal no Youtube e ative o sininho para receber as notificações: Raizes de Arapiraca