Prefeitura alerta para importância da investigação laboratorial dos casos suspeitos de dengue.

O diagnóstico desses agravos são ofertados de forma gratuita pelo Laboratório Municipal.

Por Ranjelio 13/05/2022 - 07:10 hs
Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta sobre a importância da investigação e conclusão laboratorial das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, em especial a Dengue, Zika e Chikungunya.

O diagnóstico desses agravos são ofertados de forma gratuita pelo Laboratório Municipal, desde que haja o encaminhamento fornecido pelo médico das Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca apartir do 8° dia de sintomas.

A investigação laboratorial é uma ferramenta muito importante para a identificação dos sorotipos virais que circulam em cada município, o que ajuda no combate e prevenção.

De acordo com o coordenador Municipal de Arboviroes, Júnior Saad, muitos pacientes que apresentam a sintomatologia ignoram o exame sorológico, o que prejudica os indicadores de Arapiraca.

“Muitas pessoas procuram o médico na Unidade Básica de Saúde, que as encaminham para realizar a testagem no Laboratório Municipal, mas muitos desses pacientes melhoram dos sintomas e não realizam o exame”, informou.

O vírus da dengue pode ser classificado em quatro sorotipos, a depender de sua gravidade, sendo conhecidos como: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A detecção precoce do sorotipo circulante é relevante para o sistema de vigilância da dengue, além de ser um norte para a gestão no sentido de desencadear ações das vigilâncias ambiental e epidemiológica.

Além disso, sintomas como os da dengue se confundem com os de outras doenças e, na maioria dos casos, apenas a investigação laboratorial pode diferenciar as causas.