Arapiraca realiza ações integradas de combate à exploração sexual infantil.

O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade ao assunto.

Por Ranjelio 13/05/2022 - 06:06 hs
Foto: Assessoria

O mês de maio recebe o enlace laranja, que marca a luta contra a exploração sexual infantil. Com ações integradas entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, e Educação e Esporte, Arapiraca se engaja, de forma lúdica, na campanha.

O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade ao assunto, através de campanhas de conscientização. Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, os indicadores são preocupantes.

“A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% delas tem entre 1 e 5 anos de idade. É necessário discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. E enfrentar esse problema que atinge cerca de 500 mil crianças e adolescentes no Brasil”, explicou Fabrícia Galindo.

Além das ações do Desenvolvimento Social, que estão sendo desenvolvidas através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a Educação Municipal também está atuando no combate à exploração sexual infantil.

Através do Núcleo de Valorização e Qualidade de Vida da Comunidade Escolar, da Educação Infantil e Espaços não Formais, a prefeitura está realizando um trabalho de prevenção nas escolas municipais e centros de educação infantil.

“Ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos cognitivos, emocionais, sociais e culturais. O combate à exploração sexual é muito importante para fazer com que as crianças e os adolescentes consigam identificar quando são vítimas desse tipo de crime”, explicou a secretária de Educação e Esporte, Ivana Carla.

Além dos estados e município, também se engajam na campanha o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), através do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente; o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; a Rede Ecpat Internacional. Em Arapiraca, também fazem parte da luta o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e os Conselhos Tutelares I e II.

Confira as programações que estão sendo desenvolvidas nos links abaixo:

PROGRAMAÇÃO – DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PROGRAMAÇÃO – EDUCAÇÃO E ESPORTE