Arrai Lengo Tengo encanta pblico com temtica indgena em seus 20 anos de histria.

Este ano o arrai est comemorando 20 anos de existncia.

Por Ranjelio 26/06/2018 - 18:18 hs
Foto: Ranjelio / Portal Arapiraca

Buscando na mata virgem um sentido para a vida e para a nossa estada por aqui, o Arraiá Lengo Tengo trouxe como tema este ano o enredo de um dos romances mais conhecidos do escritor José de Alencar, “Iracema”, de 1865.

Claro que com uma repaginação envolvendo o mote junino. “Iracema: uma história de amor no São João” trata de um português chegando à terra brasilis e encontrando a índia de mesmo nome.

Ambos se apaixonam e se casam com a permissão do pajé. A festança para comemorar se deu com um grande arraiá na nova tribo formatada nesta terça-feira (25), no bairro Brasília.

A entrada estava toda ornamentada com esta perspectiva indígena, com paramentos e acessórios usados pelos primeiros habitantes do Brasil. Os jurados foram logo recebendo um cocar cada. À mesa, muita pipoca, amendoim, pamonha, canjica, milho cozido, cajuína, broa, pão de queijo, pão de coco, suspiro, quentão, mungunzá e arroz doce.

No palhoção, houve a quadrilha Pega Fogo, o coco de roda Balança Mas Não Cai, uma dramatização temática da história de Iracema e, enfim, a apresentação da Junina Lengo Tengo do Agreste – a única representante de Alagoas no Concurso de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru-PE.

“Este ano estamos fazendo 20 anos de história aqui no bairro Brasília e hoje somos uma quadrilha que não tem porteiras. Somos Arapiraca, somos Alagoas. Esse território é nosso! A Cultura não pode morrer jamais! Enquanto uns lutam pelo poder, nós lutamos por ela”, pontua Roberto Oliveira, puxador, presidente da Lengo Tengo e organizador da festa.

Os agradecimentos também incluíam sua mãe, a costureira Marilene dos Santos, que fez todas as roupas da quadrilha sem pestanejar. Ela recebeu o afeto e uma homenagem do prefeito Rogério Teófilo por representar tão bem o povo arapiraquense com sua garra.

Além do prefeito, estavam presentes ainda o deputado estadual Rodrigo Cunha; a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho; o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Flávio Maurício; e o diretor do Procon Arapiraca, Denys Reis.

O “Aravantu: uma seleção de tradição” é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e o patrocínio do Unicompra, Tio Vieira, Aliança Seguros, Rápido Infoshop e Grupo Jota Pinto, além do apoio cultural da Novo Nordeste.

Veja todas as fotos aqui.