Novos membros tomam posse na Academia Arapiraquense de Letras e Artes.

O evento ocorreu na noite deste sbado (10) no auditrio da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Por Ranjelio 11/03/2018 - 13:11 hs
Foto: Lohuama Alves

A Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA) realizou, na noite deste sábado (10), uma solenidade para a posse de três novos sócios efetivos, novos membros beneméritos, honorários, correspondentes e comendadores.
O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Na ocasião, novos sócios honorários e efetivos tomaram posse e outras personalidades alagoanas receberam as comendas da casa. 
Os sócios que tomaram posse como membros efetivos são: Carla Emanuele Messias de Farias que ocupa a Cadeira Nº 39 (Patrono: Pe. Jeferson), Mário César Soares da Silva ocupando a Cadeira Nº 08 (Patrono: Jorge de Lima) e Marluce Alves Bispo na Cadeira Nº 15 (Patrono: Josino Cavalcante).
Marluce Alves Bispo lecionou nos Colégios Bom Conselho, Escola Estadual Artur Ramos,e Escola Municipal Nossa Senhora das Dores. A vida não deixou Marluce ter uma mãe, mas nesta semana da mulher a maior homenagem é o reconhecimento a esta grande professora, a senhora foi mãe de tantas crianças alfabetizadas por suas mãos.
Mário César Soares da Silva, encontrou sua vocação na música. O artista César Soares toma posse como sócio efetivo desta instituição. Depois de formar tantas bandas musicais, como a CURTO CIRCUITO, ALTA VOLTAGEM, PLANETA ÁGUA, PÃO DO TRIGO, SOL E LUA, DOCE MISTÉRIO, e o forró da RABO DE CATENGA. Atualmente líder de audiência no rádio nas tardes de sábado, com um programa musical que ajuda outros artistas e valoriza a música de nossa terra. Você, César Soares, é quem valoriza a ACALA.
Dra Carla Emanuelle Messias de Farias, como um dos pilares que sustentam esta instituição na vasta área das letras. Nossa nova sócia efetiva é graduada em letras, administração e pedagogia. Doutoranda em Ciencias da Educação, com intensa produção científica nacional e internacional, orientou mais de 50 trabalhos de conclusão, e além de ser professora do ensino superior em pedagogia e psicopedagogia, também exerce o magistério na rede pública municipal e estadual, e também é a atual diretora geral da Faculdade de Ensino Regional Alternativa – FERA.
Emocionada, a nova sócia e homenageada da noite, professora Marluce Alves Bispo, agradeceu a todos. "Primeiramente faço meus agradecimentos a Deus e também ao presidente da Acala, que em assembleia apresentou meu nome para fazer parte dessa academia, passando dessa forma a ser meu padrinho. Expresso também os meus agradecimentos aos demais confrades e confreiras que me escolheram para fazer parte dessa maravilhosa academia", disse.
Os Sócios Honorários foram: Arethuza Vianna de Melo, José Carlos Gueta (“O POETA DO ABC”, Santo André-SP), Pedro Jorge de Melo e o Profº José Pedro.
Os Comendadores foram: Dr. Cláudio Antônio Jucá Santos (Comenda: Cientista Solon Barroso Barreto), Dr. Francisco das Chagas Vasconcelos (“Profº Vasko”) (Comenda: Dr. Judá Fernandes de Lima) e Dr. Tobias Medeiros (Comenda: Cientista Solon Barroso Barreto).
José Carlos Amorim, administrador, investidor imobiliário e pecuarista, há 40 anos nesta terra de Manoel André, toma posse deste pedacinho de terra fértil de cultura e artes, como membro benemérito.
Arethusa Viana de Melo, psicóloga e sócia da Academia Maceioense de Letras, ajudou a plantar a semente da leitura em gotas generosas de amor, nas escolas públicas e particulares de Arapiraca, e hoje cria raízes como sócia honorária desta academia, quiçá se torne uma árvore frondosa que continue divulgando sempre nossa literatura.
José Pedro de Oliveira, nascido neste rincão, professor por quatro décadas de língua portuguesa, sua especialização no curso de Letras, é outra árvore frondosa que hoje se torna membro honorário nesta academia, e abrilhanta o jardim desta entidade, como os jardins da academia de Platão, na histórica Grécia.
Pedro Jorge de Melo é outro membro honorário empossado na noite deste sábado (10), nascido e criado nesta terra, é administrador e fundador do blog cultural ARAPIRACA LEGAL, o maior portal da internet sobre a história, cultura, e sobre o povo de Arapiraca. 
O novo sócio correspondente, José Carlos Gueta, estende os ramos desta instituição para além da literatura. Não é só poeta, envereda pela pintura, e desenho gráfico, tendo desempenhado a função de desenhista do setor de planejamento da indústria Pirelli, em Santo André, São Paulo.
Recebe a Comenda Dr. Judá Fernandes de Lima, o Sr. Francisco das Chagas Vasconcelos, homem além do seu tempo, advogado, jornalista, radialista, graduado em direito, estudioso do latin, com quatro pós-graduações, membro de mais quatro academias, com vários prêmios no currículo, e alternando sua vida profissional entre o Banco do Brasil e a missão de ser professor. 
Recebe a comenda Cientista Solon Barroso Barreto, o Sr. Tobias Medeiros, bacharel em Direito, licenciado em letras, administrador, bacharel em história. Com quase duas dezenas de trabalhos publicados, este nobre professor de tantas instituições importantes de nosso estado, como a UFAL e o Colégio Moreira e Silva, é sócio de dez instituições, incluindo a OAB – Alagoas e a Academia Alagoana de Letras. Este ilustre professor e advogado alagoano, já agraciado com tantas homenagens, já era possuidor da Comenda Dr. Judá Fernandes de Lima, e agora se torna o maior homenageado da história desta confraria.