Moradores de conjunto popular se mobilizam para no pagar conta de gua

Servio deficiente gera protesto em Arapiraca

Por Chrislayne 29/06/2017 - 18:16 hs
Foto: Josival Meneses/7 Segundos
Moradores de conjunto popular se mobilizam para no pagar conta de gua
Moradores protestam contra a falta de água em Arapiraca

Moradores do Residencial Agreste, em Arapiraca, estão se mobilizando para impedir a leitura dos hidrômetros das 999 unidades do conjunto situado na comunidade Fazenda Velha, próximo do Campus da Ufal. A intenção foi revelada à reportagem do 7 Segundos durante protesto realizado nesta quinta-feira (29).

Revoltados com a recorrente falta de água, mutuários do residencial erguido por meio do projeto “Minha Casa, Minha Vida” realizaram uma manifestação em frente à estação da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) localizada à margem da rodovia AL-115, onde a Polícia Militar estava para manter o controle da manifestação.

“Eu mesmo não sei o dia que tomei banho, nós estamos necessitando de água, mas a Casal não quer liberar de jeito nenhum, tem gente doente no Residencial Agreste, adulto e criança”, reclamou Antônio Borges dos Santos durante a manifestação realizada sob chuva.

Segundo moradores, a falta de água acontece há mais de 15 dias e a última vez que chegou água nas torneiras das casas do conjunto de habitação popular foi na segunda-feira (26), ainda assim por um período de cerca de meia hora.

“Não deu nem pra encher as vasilhas, a água está chegando só duas vezes por mês, mas a conta chega e nós temos o direito de reclamar”, afirmou a Dona Taísa.

Desesperados, os moradores pretendem intensificar os protestos, com bloqueio da rodovia e do acesso à estação da Casal, conforme depoimentos colhidos durante a reportagem. Eles disseram ainda que irão impedir a leitura dos hidrômetros para que não haja a cobrança do talão.

Questionada pelo 7 Segundos, a Casal informou que a redução da vazão no rio São Francisco tem prejudicado a captação de água. Além disso, houve um vazamento na rede da adutora que abastece Arapiraca e região, problema ocorrido em trecho de propriedade particular cujo dono (não informado) impediu o acesso imediato ao local para os devidos reparos.

Em meio a tudo isso, houve ainda uma parada programada para revisão completa no sistema e a quebra de um dos motores da adutora, segundo a Casal. A assessoria da companhia assegurou a retomada do serviço, pedindo paciência à população por conta do tempo necessário para a normalização do abastecimento que foi prejudicado não só no Residencial Agreste, mas em todas as partes de Arapiraca.

Veja a matéria original.