Brownie de amendoim com paoca ganha 1 Concurso de Culinria Junina.

O pblico, alm de assistir, pde tambm degustar todos os pratos desenvolvidos pelos participantes.

Por Ranjelio 26/06/2017 - 08:06 hs
Foto: Ascom/ Arapiraca

O sabor diz muito sobre um alimento. Além de dar sustento ao corpo fisiológico, a comida em si carrega emoções que só a língua sabe decifrar.

Por isso, houve toda uma carga de sentimentos em volta do 1º Concurso Cultural Culinária Junina, realizado neste sábado (25), Dia de São João, no Espaço Gourmet do Arapiraca Garden Shopping.

Em parceria com o Vixe Maria e o Griletto que cederam os pratos e talheres, o evento teve cinco concorrentes com receitas saborosíssimas, na ótica – e no paladar – dos jurados do “São João: Arapiraca Virou Xodó”.

Quatro deles eram da comissão julgadora do 15º Concurso de Resgate às Tradições Juninas e a outra jurada, a coordenadora de Comunicação, Publicidade e Propaganda do Grupo Coringa, Kilma Marques.

O público, além de assistir, pôde também degustar todos os pratos desenvolvidos pelos participantes. Mas os votos só eram validados pelo júri técnico, o qual avaliou criatividade (0 a 5 pontos), uso de ingredientes dos festejos juninos (0 a 5 pontos), apresentação visiual (0 a 5 pontos) e harmonização dos sabores (0 a 5 pontos).

Quem levou o troféu para casa dessa 1ª edição do Concurso Cultural de Culinária Junina foi Kelly Rodrigues, empresária e dona do Santo Brownie, por apresentar um trabalho repleto de notas de sabor consistentes.

Ela elaborou um brownie de amendoim com recheio de paçoca, tendo na receita um detalhe que fez toda a diferença: amido de milho do Grupo Coringa – um dos itens no regulamento era haver pelo menos um produto Coringa, o patrocinador do São João de Arapiraca este ano. Além dele, são apoiadores também dos festejos o Arapiraca Garden Shopping, CDL e Unicompra.

“A adição desse ingrediente, o amido de milho, deixou a minha massa muito mais saborosa e ‘fofinha’. Antes eu fazia sem, o que deixava o brownie com uma certa crocância. A experiência foi muito positiva porque agora vou passar a usar isso em minhas receitas. Fiquei muito feliz por isso ter dado certo e, mais ainda, em ter ganho na estreia desse concurso. Todo mundo que participou está de parabéns pelo excelente trabalho apresentado”, diz Kelly Rodrigues, que acabou de abrir uma loja do Santo Brownie na Rua Manoel Ângelo Tavares, no bairro Baixão, em frente à Padaria Passaki.

Como premiação, fora o troféu, ela ganhou um final de semana no hotel Ritz Suítes em Maceió – todos os participantes receberam um kit e um livro de receitas do Grupo Coringa.

Já o 2º lugar ficou com Alexis Zoltan e sua polenta de carne seca frita e molho de mungunzá e o 3º, com Valmira Porfírio da Silva e sua polenta recheada com carne seca e bacon. Ambos ganharam uma viagem aos canyons do Rio São Francisco, com direito a um acompanhante.

Apresentaram também seus dotes gastronômicos, o jovem Paulo Henrique Barbosa Mateus com sua farofa de cuscuz com amendoim e carne do sol, que ficou no 4º lugar, e Karine Mércia Salustiano, no 5º com seu saboroso bolo de milho.

Para o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto, esse foi um interessante piloto para outras intervenções culinárias no município. Agora é só esperar para provar um pouco mais dos nossos sabores.