Prefeitura define plano de segurança integrada para Folia de Rua e Festa da Padroeira.

Secretaria de Ordem Pública articulou as ações estratégicas para os eventos culturais.

Por Ranjelio 28/01/2023 - 08:26 hs
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca definiu, nesta quinta-feira (26), o plano de segurança integrada para os grandes eventos culturais que acontecem no início de fevereiro: Festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho e o Folia de Rua. As ações estratégicas foram articuladas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a SMTT Arapiraca e a Secretaria de Serviços Públicos.

O plano de segurança para os evento conta com a integração dos sistemas de todas as forças de segurança do município e o aumento do contingente de agentes de vigilância, agentes de trânsito e viaturas nas ruas e avenidas principais da cidade. Também haverá reforço dos operadores de segurança pública do Estado.

Para o Folia de Rua, o setor de inteligência da secretaria que atuará no monitoramento da festa. O efetivo será reforçado em pontos estratégicos durante o carnaval, em toda cidade, serão monitorados por agentes da defesa social, ininterruptamente, antes e depois dos festejos. “O intuito é agir na prevenção, antecipando os possíveis problemas e resolvendo-os de maneira mais célere”, afirmou o titular de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar.

Em relação à Festa da Padroeira, o objetivo principal da Prefeitura é garantir a proteção dos romeiros de Nossa Senhora do Bom Conselho e de todos os frequentadores da grande festa. “Por isso estamos dobrando o efetivo de nossos agentes de vigilância, em toda a extensão da procissão e no entorno da Concatedral. Além da integração com os agentes do Serviços Públicos e da SMTT, solicitamos também reforço da força de segurança do Estado, por meio de ofício protocolado no 3° Batalhão de Polícia Militar”, declarou o secretário adjunto, Coronel Dogival Ferreira.

A Festa da Padroeira acontece nos dias 01 e 02 de fevereiro e o Folia de Rua no dia 04 de fevereiro.