Mês de aniversário: Desfile cívico e inaugurações marcam os 98 anos de Emancipação de Arapiraca.

O tradicional desfile cívico, que acontecerá no próximo domingo (23) devido ao segundo turno das eleições.

Por Ranjelio 18/10/2022 - 08:40 hs
Foto: Assessoria

A cidade de Arapiraca está comemorando os 98 anos de emancipação política. E para celebrar os avanços conquistados na gestão do prefeito Luciano Barbosa uma vasta programação foi montada. Durante o mês, a população está acompanhando uma série de atividades, que incluem desde sorteios de prêmios, entrega de vários equipamentos públicos e o tradicional desfile cívico, que acontecerá no próximo domingo (23) devido ao segundo turno das eleições.

“O melhor presente que nossa cidade e a população merecem sempre será o nosso trabalho. Por isso, desde o início de nossa gestão, estamos alinhando essa retomada de crescimento, que passa pela recuperação de espaços públicos abandonados e a entrega de novos. Nossa cidade tem potencial e sempre foi referência para Alagoas e para o Brasil. Crescer para todos, com justiça social e fomento ao desenvolvimento econômico representam a nossa missão”, falou o prefeito.

Mês de festa

O mês iniciou com a entrega de duas importantes obras para o município: a ampliação da Área Verde Dom Constantino Lüers, no bairro Novo Horizonte, tornando-se mais um espaço de convivência social com estrutura completa de ginástica e lazer, uma obra com mais l 600 metros.

A prefeitura também entregou a reconstrução Escola Municipal Crispiniano Ferreira de Brito, que atende alunos dos bairros Cacimbas, Manoel Teles, Padre Antônio Lima e localidades vizinhas. Ainda como parte do projeto, em breve, a escola terá um moderno ginásio poliesportivo. A unidade de ensino atende mais de 1.400 alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.

Atividades realizadas

Como parte das comemorações, os contribuintes que pagaram em dia os carnês do IPTU 2022 foram sorteados com uma campanha de prêmios, que entregou, além de 10 TVs de 43′, 2 aparelhos de celular, uma moto e um carro zero quilômetro.

Em comemoração aos 10 anos do Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca, houve uma festa com estudantes municipais e convidados. Localizado às margens do Lago da Perucaba, o espaço havia sido inaugurado em 2012, pelo prefeito Luciano Barbosa e estava abandonado.

Os melhores servidores

Seguindo a tradição, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Gestão Pública, publicou o edital que regulamenta a escolha dos funcionários públicos que receberão o Prêmio Servidor Excelente 2022. A escolha será realizada através de processo eleitoral, considerada a forma mais adequada e democrática. O processo será coordenado por uma comissão nomeada pela secretaria.

“ Temos os melhores servidores públicos do Brasil e reconhecer essa qualificação através desse prêmio é uma iniciativa justa e que motiva ainda mais esse trabalho, que já é excelente”, comentou Luciano Barbosa.

Obras em andamento

As obras de infraestrutura urbana e pavimentação asfáltica seguem na cidade e nos povoados de Arapiraca. Serão vias totalmente asfaltadas com sinalização horizontal e vertical, que interligam vias que ligam 11 comunidades da zona rural de Arapiraca, além da execução das obras de pavimentação nos bairros São Luiz, Santa Edwiges, Brasiliana, Santa Esmeralda, Batingas, Vale do Perucaba e Novo Horizonte.

A revitalização do passeio público e obras de paisagismo na Avenida deputada Ceci Cunha, da Praça Lions e a Ciclovia do Trabalhador também seguem em na etapa final para a entrega durante as comemorações alusivas ao mês de emancipação da capital do Agreste. Toda essa relação de obras fazem parte do calendário de entregas para as comemorações da emancipação, mas que devido ao pleito eleitoral de 30 de outubro, aguardam a confirmação de novas datas para serem inauguradas.

Confira abaixo o cronograma de ações no mês de aniversário da cidade:

ATIVIDADES ALUSIVAS

DATA

HORÁRIO

I Corrida Rosa no Bosque das Arapiracas

16/10/2022

6h00

Passeio Ciclístico Pedala Arapiraca no Bosque das Arapiracas

16/10/2022

7h00

Hasteamento das Bandeiras no Largo Dom Fernando Gomes

23/10/2022

7 h00

Missa em Ação de Graças na
Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho

23/10/2022

7h30

Comemoração de Dia das Crianças no Ginásio João Paulo II

25 e 26/10

9h00

Abertura da Semana do Servidor

25/10/2022

8h00

Saúde do Servidor

26/10/2022

8h00

Beleza e Bem Estar

27/10/2022

8h00

Aniversário do Centro Pop

27/10/2022

8h00

Festival de Músicas e Encerramento da Semana do Servidor

28/10/2022

10h00