“Semáforo das Emoções” : Projeto leva aprendizado sobre trânsito para estudantes em Arapiraca.

As ações atendem mais de 200 alunos do pré-escolar 1 e 2, com idades entre quatro e cinco anos.

Por Ranjelio 12/09/2022 - 21:58 hs
Foto: Assessoria

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, através do Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar (NDM), promove o projeto Semáforo das Emoções com atividades no Centro de Educação Infantil Pontes de Miranda, no bairro Santa Edwirges.

As ações atendem mais de 200 alunos do pré-escolar 1 e 2, com idades entre quatro e cinco anos.

A proposta do Semáforo das Emoções é que a criançada se divirta com as atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, entendam sobre como controlar as emoções diante de situações no trânsito.

“A gente utiliza o semáforo para mostrar como equilibrar as emoções diante de situações diferentes. Controlar a ansiedade, evitar discussão e reduzir a violência no trânsito. Agora, estas crianças são multiplicadoras em casa, com a família e, no futuro, serão motoristas equilibrados”, explicou a psicóloga Marcela Braz, integrante do NDM e idealizadora do projeto.

A psicopedagoga Betty Jane Tenório, também do NDM da SMTT, considera importante este trabalho que inclui brincadeiras e músicas para explicar como as crianças podem lidar com as emoções no trânsito.

“É uma ação que reflete na vida atual destas crianças na escola e em casa, e que, no futuro, quando chegarem à fase adulta, serão pessoas que respeitam as leis de trânsito, que terão comportamentos sociais de respeito também aos outros motoristas e pedestres”, salientou.

Enquanto as crianças brincavam, sorriam e aprendiam, os olhos de Selma Duarte brilhavam. A diretora do Centro de Educação Infantil Pontes de Miranda, não poupou elogios ao projeto.

“É perfeito. Olha só o envolvimento das crianças e a dedicação da equipe para envolvê-las. A SMTT está realizando um trabalho brilhante sobre as emoções. Controlar, entender como controlar ansiedade, agressividade para distribuir carinho e compreensão. Maravilha!”, elogiou a diretora.

As ações acontecem pela manhã e à tarde e seguem até a próxima quarta-feira (14/09) no Centro de Educação Infantil Pontes de Miranda. “O planejamento é levar o Semáforo das Emoções para outras escolas, ampliando o leque para atender mais crianças em Arapiraca”, afirmou Marcela Braz.