Prefeito Luciano d posse aos novos integrantes do conselho da pessoa com deficincia.

Os 14 novos membros do Conselho, sendo sete representantes do poder pblico e sete das instituies da sociedade civil organizada, foram eleitos para o binio 2022/2023.

Por Ranjelio 14/01/2022 - 09:09 hs
Foto: Assessoria

Os novos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Arapiraca tomaram posse na tarde desta quinta-feira (13).

O prefeito Luciano Barbosa conduziu a cerimônia, na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Municipal juntamente com a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e o secretário-executivo de Governo, Vytor Ferro.

Os 14 novos membros do Conselho, sendo sete representantes do poder público e sete das instituições da sociedade civil organizada, foram eleitos para o biênio 2022/2023.

Dentre os eleitos da sociedade civil organizada estão integrantes de associações das categorias auditiva, visual e intelectual, bem como de transtornos do espectro autista.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei 2.924/2013 e reestruturado pela Lei 3.488/2021.

Do poder público fazem parte os representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Econômico, SMTT e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A posse dos novos conselheiros teve como base a Portaria 140/2022.

Durante a solenidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, parabenizou os novos membros do Conselho, o papel, atribuições e sua importância para a sociedade.

Ela também destacou a Constituição de 1988 e o papel dos conselhos para o controle social e defesa das políticas públicas na parceria entre o governo e sociedade civil organizada.

Trabalho conjunto

O presidente da Associação da Pessoa com Deficiência Visual do Agreste (APDEVA), assistente social Cristiano Miguel, lembrou que, por meio do Conselho, a associação foi reativada em sua luta pela acessibilidade, empregabilidade e inserção social.

O prefeito Luciano Barbosa, por sua vez, disse que o compromisso, após a eleição, tem como norte principal as políticas públicas por uma Arapiraca para todos.

“Há muitas desigualdades em nosso país e em nosso município. O combate a essas desigualdades, com certeza, elevaria o desenvolvimento de nosso país. Mas essas desigualdades se espalham por vários setores. Temos de ser persistentes nas políticas públicas para reduzir essas desigualdades, e isso se estende às pessoas que têm dificuldades específicas, como é o caso das pessoas com deficiência. Reabilitamos o Cemfra, Trate, e estamos investindo nas áreas de educação, assistência social e em outros setores, com o apoio de todos os conselhos, para que possamos transformar nossa cidade em uma Arapiraca para todos”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.