Arapiraca instalar conservatrio de msica na escola Hugo Jos Camelo Lima.

Educao e incentivo Cultura so fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade.

Por Ranjelio 14/01/2022 - 08:00 hs
Foto: Assessoria

Educação e incentivo à Cultura são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Com esse foco, a Prefeitura de Arapiraca instalará, em breve, o Conservatório de Música da cidade, que funcionará no prédio da Escola Municipal Hugo José Camelo Lima, na praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca.

A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Luciano Barbosa no mês de setembro, durante encontro com com artistas locais da Associação de Músicos e Entretenimento de Arapiraca (Amear).

O objetivo do Conservatório é ofertar cursos técnicos, instrumentas e de canto, além de valorizar os adeptos da música, estimular e descobrir novos talentos, promover a difusão, o fomento e o intercâmbio artístico-cultural da Capital do Agreste alagoano.

O Conservatório de Música de Arapiraca funcionará como Centro de Apoio Às Escolas em Tempo Integral (Caeti 7), e atuará na formação extra-curricular dos alunos da rede pública municipal, incentivando a aprendizagem.

Tenho uma ligação muito forte com a música e a arte desde muito tempo”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa, citando a criação da Escola de Belas-Artes, o teatro do Planetário Municipal, o Festival de Música Viva Arapiraca, o Lago da Perucaba, e as tendas culturais na antiga Praça da Prefeitura e no Mercado do Artesanato, espaços públicos voltados para apresentação de artistas locais e de outros pontos do Brasil.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento da mente humana, promovendo equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento  filosófico.

Estudos realizados por pesquisadores alemães apontam que pessoas que analisam tons musicais apresentam áreas do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Com base nessas pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo, e geralmente apresentam notas mais elevadas quando à aptidão escolar.

A informação, entretanto, já era conhecida anteriormente, porém de forma empírica. Platão, pro exemplo,  dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro.

Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, tendo em vista que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.

Escola Hugo Lima

Nos últimos anos, a procura por matrícula para a Escola Municipal Hugo José Camêlo Lima diminuia gradativamente, sendo inviável a manutenção das atividades no local, tendo em vista o baixo número de estudantes.

O motivo da baixa procura pela instituição se dá pelo próprio desenvolvimento da Educação Pública em Arapiraca, que instalou novas escolas municipais nos bairros e comunidades espalhados pela cidade, o que induziu a população a matricular seus filhos em instituições próximas a suas residências e não no centro da cidade, onde fica a Escola Hugo Lima.

Os estudantes que continuam matriculados na instituição foram transferidos para outras escolas do município, assim como os servidores públicos que exerciam suas atividades no local foram realocados.