Prefeitura e Embrapa executam projeto para cultivo de tomate hbrido em Arapiraca

importante salientar que esse tomate ainda no se encontra em fase comercial, e que o objetivo inicial coletar informaes de manejo.

Por Ranjelio 21/08/2021 - 06:45 hs
Foto: Assessoria

O incentivo à produção rural é uma das marcas da gestão do prefeito Luciano Barbosa, e nessa busca por melhorias para o homem do campo, a Prefeitura de Arapiraca tem firmado parcerias que visam angariar novos métodos e culturas para o município.

Dessa forma, nessa quarta-feira (18), técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitaram duas propriedades do município, tendo como intuito propor o cultivo do tomate BRS Sena, primeiro híbrido nacional para processamento.

Para a realização do experimento, as propriedades dos produtores Erotildes Gerônimo, no Carrasco, e do senhor Amilcar, no Bom Jardim, foram as selecionadas pela parceria, que cederá desde as sementes, até a assistência técnica necessária para o desenvolvimento e cultivo do produto final.

É importante salientar que esse tomate ainda não se encontra em fase comercial, e que o objetivo inicial é coletar informações de manejo para poder avaliar o comportamento produtivo de um material com potencial para cultivo na região Nordeste do Brasil, e, posteriormente, indicá-lo para o âmbito nutricional e fitossanitária para a cultura.

Além disso, o tomate BRS Sena foi desenvolvido para ser tolerante a bacteriose e proporcionar maior produção com menor utilização de insumos agrícolas, sendo assim, mais eficiente.

A previsão é que na segunda quinzena de setembro seja realizado o primeiro cultivo do tomate.

“É importante destacar que é um produto novo, que pode revolucionar o mercado agrícola. Estudos como esse incentivam o produtor rural, dá um ânimo a mais para continuar seguindo em frente. Outros experimentos virão, e, com isso, novas oportunidades, novos anseios”, destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante.