Aes de combate violncia contra a mulher so levadas para praa pblica em Arapiraca.

Cramsv, 3 BPM, SMTT e Juizado Especial da Mulher participaram da ao.

Por Ranjelio 16/08/2021 - 15:17 hs
Foto: Samuel Alves – Ascom Arapiraca

Durante o mês do Agosto Lilás, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem levado diversas ações de combate à violência contra a mulher para os quatro cantos da cidade.

Na manhã desta segunda-feira (16), vários serviços estiveram na praça Marques da Silva, falando diretamente com a população sobre o tema.

Além do Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), também estiveram presentes na ação a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde da Mulher e da Coordenação de Promoção à Saúde, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o Juizado Especial da Mulher, e o 3º Batalhão de Polícia Militar.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Arapiraca, Fabrícia Galindo, esse tipo de ação é muito importante para divulgar o trabalho desenvolvido pela prefeitura no combate à violência contra a Mulher.

"Mesmo após as leis de combate à violência contra a mulher terem se tornado mais rígida, esses tipos de crimes seguem sendo rotineiros. Só no primeiro semestre deste ano, nosso Cramsv atendeu mais de 400 mulheres. Devido a pandemia, os casos tem sido mais frequentes", explicou.

De acordo com a superintendente de Políticas Públicas para a Mulher, Glauce Kelly, o atendimento em rede é fundamental para ajudar as arapiraquenses vítimas de violência.

"O Cramsv faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, sendo voltado para a questão específica da situação de violência. É um serviço que oferece acesso facilitado, realizado por uma equipe multiprofissional que presta acolhimento, orientações, encaminhamentos e acompanhamento", explicou.

O atendimento durante a pandemia segue de forma online e híbrida, na Rua Governador Luís Cavalcante, 1150, no bairro Alto do Cruzeiro. Os telefones para contato são 3539- 4017/ 99991-2443. O atendimento pode ser jurídico, assistencial e/ou psicológico, em uma ou mais sessões. É individual, gratuito e totalmente sigiloso.

Outros canais de denúncias

Qualquer cidadão pode e deve denunciar ao perceber uma situação de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas através do telefone 180, canal gratuito e confidencial que funciona 24 horas por dia. Além deste telefone, há ainda a opção de denunciar via 190, canal de atendimento da Polícia Militar, Disque 100, Telegram, no canal “Direitoshumanosbrasilbot” ou pelo aplicativo “Direitos Humanos Brasil” (para iOS e Android).