Prefeitura produz mudas para arborizao do municpio.

A ao colabora com o Programa Arapiraca Verde e tem uma meta de produo de 20 mil mudas para reflorestamento da cidade.

Por Ranjelio 29/06/2021 - 09:24 hs
Foto: Assessoria

A arborização nas áreas urbanas e rurais contribui positivamente na redução dos impactos provocados pelo homem no ambiente. Visando isso, a Prefeitura Municipal de Arapiraca está produzindo mudas no Centro de Apoio às Escolas do Campo para que sejam destinadas ao plantio em locais públicos e distribuição à população.

A ação colabora com o Programa Arapiraca Verde e tem uma meta de produção de 20 mil mudas para reflorestamento da cidade. O serviço traz também um leque de possibilidades para as famílias da zona rural com o acompanhamento técnico.

A superintendente de Agricultura, Vanessa Pinheiro, relata que a produção de mudas vai favorecer a toda a cidade e fala da criação do Projeto Quintal Produtivo e Horta Escolar, que beneficiará pequenos agricultores.

O projeto está sendo idealizado pelas secretarias de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Educação, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social.

“Estamos trabalhando para produzir uma quantidade de mudas que contribuirão para a arborização de Arapiraca. Além do apoio aos pequenos produtores com os nossos, estamos realizando uma produção sustentável, transformando podas das árvores em compostagem. Agradecemos o total apoio do prefeito Luciano Barbosa e das demais secretarias envolvidas”, declarou Vanessa Pinheiro.

Projeto Quintal Produtivo

A secretaria de Desenvolvimento Rural lançou o Projeto Quintal Produtivo, que conta com a produção de mudas de hortaliças através do pequeno agricultor familiar e levará assistência na produção das primeiras mudas de hortaliças para a sua produção.

O projeto beneficiará o pequeno agricultor com o apoio técnico a sua produção de subsistência, onde esse agricultor familiar produzir para seu próprio sustento.

O plantio é acompanhado pelos técnicos do Viveiro, que fazem a coleta de sementes em árvores matrizes, preparam as mudas, acompanham o plantio e, durante a entrega, orientam a população sobre a forma adequada de plantar uma árvore.

Horta Escolar

Na área do Centro de Apoio será implantada uma horta modelo que deixará nosso espaço ainda mais bonito. As hortaliças produzidas serão destinadas à secretaria de Desenvolvimento Social para a distribuição para comunidades em vulnerabilidade.