Prefeitura recupera rede de iluminao em praas que tiveram fios furtados por criminosos.

Por Ranjelio 29/06/2021 - 07:20 hs
Foto: Ilustração

Uma cidade bem iluminada interfere não só na qualidade de vida dos seus moradores, mas também na segurança. Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem intensificado o trabalho de recuperação de pontos de iluminação danificados.

Durante esta semana, as equipes da Superintendência de Iluminação Pública estão trabalhando para recuperar a iluminação de três praças públicas que foram alvo de ações criminosas e tiveram parte da rede elétrica furtada.

A primeira praça a receber o trabalho é a Menino Jesus, localizada no bairro Santa Esmeralda. De acordo com o superintendente Fabiano Lúcio, os trabalhos no local começaram na última quarta-feira (23), mas as chuvas que caíram em Arapiraca impediram a finalização dos reparos.

“Infelizmente outras praças também tiveram os fios levados por criminosos durante a madrugada. Além da praça Menino Jesus, também realizaremos reparos na iluminação da praça que fica em frente ao Memorial São Lucas, no bairro Baixão, e na praça sobre o Memorial da Mulher, no bairro Alto do Cruzeiro”, disse Fabiano.

Iluminação em LED

A gestão do prefeito Luciano Barbosa está adotando um programa de eficiência energética para a substituição gradativa de todas as lâmpadas de iluminação pública por LED.

As novas luminárias irão reduzir os custos de manutenção porque possuem uma vida útil superior, muito maior que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, que somadas representam 93% do parque atual.

Para tanto, o prefeito Luciano Barbosa assinou a ordem de serviços para melhoria da rede de iluminação pública do município de Arapiraca.

Serão substituídas as luminárias de vapor de sódio e vapor metálico por luminárias LED, tendo como objetivo oferecer para a população uma iluminação mais eficiente e com maior durabilidade e ainda reduzindo os custos com manutenção a longo prazo.

Segundo revela a secretária municipal de Serviços Públicos, Maria Caroline, a gestão vai instalar 3.500 pontos, nos próximos seis meses.

Ela adianta que os primeiros 1.500 pontos irão contemplar várias localidades do município, a exemplo dos Conjuntos Frei Damião, Vale da Perucaba, Residencial Agreste, que será primeiro a ser contemplado, Conjunto Valentim, Residencial Arapiraca e várias ruas nos bairros Primavera, Jardim Tropical, entre outras localidades.

As novas luminárias de LED, que estão sendo adquiridas pela gestão do prefeito Luciano Barbosa apresentam luz branca com alta capacidade de reproduzir as cores dos objetos, distribuição de luz branca nas calçadas e vias públicas com elevada eficiência energética, o que oferecerá maior sensação de segurança para os moradores de Arapiraca.