MVV atinge nova meta com 6,7 milhes de toneladas movimentadas no pre-stripping.

Projeto Serrote j est com cerca de 95% de obras concludas; incio da planta tem previso para o meio do ano.

Por Ranjelio 02/03/2021 - 08:16 hs
Foto: Zóio Comunicação

As entregas do Projeto Serrote, situado entre as cidades de Arapiraca e Craíbas, em Alagoas, seguem acontecendo dentro do prazo, da qualidade e do custo, sempre com a Segurança em primeiro lugar, este que é um dos principais valores da Mineração Vale Verde (MVV).

No último dia 20, a empresa alcançou mais um marco do seu Programa #AtingindoMetas: a movimentação de 6,7 milhões de toneladas de material durante o pre-stripping — a fase de lavra do minério oxidado e do estéril, até a exposição do minério sulfetado e início da planta.

A data inicial de planejamento para a conclusão do pre-stripping previsto no CapEx (as despesas de capital da empresa) era até 31 de maio. Portanto, a meta foi realizada com mais de três meses de antecedência, o que denota foco e disciplina de todas as equipes envolvidas.

Essa antecipação contribui para a redução do risco operacional do Projeto, pois aumenta a disponibilidade do minério de cobre para o start-up em meados deste ano.

A retirada desse material foi executada pela empresa Fagundes, responsável pela perfuração, carregamento e transporte da mina, e pela empresa Enaex Britanite, que foi incumbida pela etapa de desmonte controlado.

A conquista desse feito – que ocorreu novamente com Zero Lesão – é mais um grande passo rumo à conclusão das obras de implantação no Agreste, que já estão em cerca de 95%.

SOBRE A APPIAN

Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, com foco na produção de concentrado de níquel sulfetado e capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.