Alunos da Pestalozzi de Arapiraca iniciam curso de fotografia.

A jornalista e fotgrafa Lourdes Rizzatto ministra o curso.

Por Ranjelio 21/01/2021 - 13:52 hs
Foto: Assessoria

Alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi (Caeep) de Arapiraca, iniciaram neste mês o curso de fotografia. As aulas teóricas são realizadas na seda da Pestalozzi, no bairro Itapoã, e as aulas práticas em museus, bibliotecas e outros pontos culturais do municípios.

O curso intitulado "Olhar Especial" tem a participação de 15 alunos do Caeep, e tem como objetivo estimular a criatividade dos participantes usando a tecnologia dos aparelhos celulares usando como cenários fotográficos o patrimônio cultural arapiraquense.

A jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto, que ministra o curso com duração de três meses, explica que além do olhar fotográfico, com mais técnica e detalhe no que está sendo registrado, os alunos também são estimulados a conhecer obras dos artistas arapiraquenses, bem como o patrimònio imaterial, a exemplo da cultura do fumo, das cantigas das destaladeiras, côco de roda do Mestre Nelsom Rosa, dentre outros.

" Na primeira semana do curso, os alunos puderam conhecer e fotografar a Exposição dos artistas plásticos Jean Marcel e Cícero Brito, a biblioteca Pedro de França Reis, o museu Zezito Guedes, e outros acervos históricos do município", contou Rizzatto.

O curso também envolve os pais do alunos especiais, pois alguns deles, acompanham os filhos nessa jornada fotográfica e cultural e também registram o acervo do patrimônio histórico de Arapiraca.

O curso é desenvolvido em parceria com a produtora cultural, arte-educadora e psicóloga Kelcy Mary Ferreira, que trabalhou no Sesc durante 20 anos desenvolvendo projetos ligados à cultura.

" É um curso construído a partir de um olhar coletivo. A cada aula são despertadas novas sensações e emoções a partir da sensibilidade desse alunos", finalizou Lourdes Rizzato.

Olhar Especial

O Olhar Especial foi um foi um dos projetos selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas por meio de editais de fomento à cultura com recursos da Lei Aldir Blanc.
O Olhar Especial foi o quarto projeto selecionado no Prêmio Vera Arruda que contempla segmentos nas artes visuais, fotografia, design, moda e cultura digital.