Cemitérios públicos de Arapiraca serão abertos à visitação, das 7h às 17h.

Por Ranjelio 01/11/2020 - 08:05 hs
Foto: jaenoticia.com.br

No feriado do Dia de Finados, na próxima segunda-feira, 2, os cemitérios públicos de Arapiraca abrirão à visitação, no horário das 7h às 17h. A determinação da Prefeitura de Arapiraca está publicada no Decreto Municipal, que segue as orientações da Organização Mundial de Saúde para o enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Vale ressaltar que essa definição segue todas as medidas de segurança previstas para evitar a contaminação por coronavírus, atendendo a Fase Azul do planejamento de Distanciamento Social Controlado, adotado no Estado, em virtude da pandemia da Covid-19.

Após diversas reuniões com órgãos municipais, a exemplo da Vigilância Sanitária, Procuradoria e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Turismo, com técnicos da Secretaria de Serviços Públicos, o Município está adotando todas as medidas de segurança para a população . Além de cuidar de todos os detalhes de manutenção desses espaços, com pintura, limpeza e construção de cruzeiros para oração, a Prefeitura está cuidada da organização da área externa dos cemitérios, onde comerciantes costumam vender artigos, a exemplo de velas e flores.

Para isso, a população e comerciantes devem ficar atentos às orientações expressas no Decreto Municipal. Entre elas:

 

- Ficam autorizadas, até o dia 4 de novembro a visitação a cemitérios públicos do Município;
- Ficam proibidas, com o intuito de evitar aglomerações, a realização de celebrações e cultos religiosos no interior dos cemitérios; A programação das celebrações seguem nas paróquias.
- Para este período ficam proibidos os serviços de lavagem de túmulos pelas famílias. Entretanto, equipes do Município realizaram o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos.
- É proibido o consumo de alimentos no interior dos cemitérios;
- Quanto ao comércio de flores, velas e itens seguirá regras para o funcionamento e local de instalação e barracas;
- Os comerciantes ficam responsáveis pela higiene e uso de equipamentos individuais e segurança;
- Somente comerciantes que possuírem cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com autorização poderão comercializar nos entornos dos cemitérios.
- O Município realizará a fiscalização nesses locais.